Em um planejamento estratégico, toda empresa tem como uma de suas metas manter os investimentos.
A palavra holding tem origem inglesa e significa controlar, manter, guardar.
As holdings são empresas cuja atividade principal é deter participação acionária em uma ou mais empresas. Ou seja, ela detém a maioria das ações de outras empresas e controla sua administração e suas políticas. Ao mesmo tempo, as empresas que estão abaixo desta, são chamadas de subsidiárias.
O objetivo principal de uma holding é a administração ou controle de uma ou mais empresas. É uma sociedade com ações ordinárias, que concedem o direito de voto em outra companhia, a fim de controlar suas políticas e realizar sua gestão.
Os ativos adquiridos e controlados podem ser ações, fundos de hedge, títulos, marcas registradas, imóveis, direitos autorais, patentes, etc.
Classificação da Holding
Uma Holding pode ser
- Familiar: Tem o objetivo de administrar e proteger os bens de família, facilitar a sucessão de bens dispensando o inventário, viabilizar a redução fiscal com operações de aluguel e facilitar os acordos com herdeiros para transmissão e reserva de bens.
- Mista: É um tipo de Holding “hibrida” que além de administrar e representar outras empresas (Subsidiárias), também podem prestar serviços e atividades comerciais, porém não prestam atividades industriais.
- Pura: O seu objetivo é tão somente participar no capital social de outras empresas: Administrar, controlar os negócios e distribuir lucros e dividendos aos seus sócios, das operações positivas, as quais geraram lucros nas operações de suas Subsidiárias.
- De Participação: Criada para Administrar outras sociedades, com o fim de investir e direcionar para o seu crescimento. Nesse Caso a Holding assume a Administração de participações até minoritárias. O fato acontece muito em caso de Franquias etc. Pois muitos empresários, preferem deixar a administração para pessoas experientes, para sucesso do empreendimento. O Objetivo aqui é que a Holding possa ajudar outras empresas, com a expertise de grandes grupos empresariais.
É importante mencionar, que Holding é uma empresa como outra qualquer, o que implica em dizer, que é submetida às regras constitucionais, como qualquer empresa no Brasil, tendo apenas como particularidades a sua destinação e seu Contrato Social.
Vantagens de uma Holding:
- Fim do Inventário;
- Fim das Custas Judiciais com o Inventário;
- Fim das Custas com Advogado, durante o processo de Inventário;
- Proteção dos Bens Móveis e Imóveis Empresarial e Familiar;
- Administração de Bens e demais empresas;
- Redução Fiscal na recepção de aluguel de 27,5% para 11,33%.
Atualmente a Holding tem sido de grande valia no Planejamento estratégico, pois é uma verdadeira ignição de negócios. Sua grande vantagem consiste no fato de que, ao mesmo tempo em que o negócio pode crescer e desenvolver, tal organização ajuda a proteger os bens e ativos das empresas que dela fazem parte, oferecendo portanto três grandes serviços ao Empresário: Desenvolvimento, Redução de Custos e Segurança e Proteção patrimonial.
Muito interessante essa postagem. Hoje em dia conheço muitos empresários que estão usando dessa estratégia.
Com certeza Talita!