Antigamente as pessoas não tinham muitas opções de serviços de qualquer tipo, inclusive médicos. Porém hoje, essa realidade não é mais a mesma.

Com a diversidade de empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto, o cliente se encontra diante de muitas opções para fazer a sua escolha, e por esse motivo estão cada vez mais exigentes.

Por isso, o relacionamento entre o cliente e a empresa precisa ser nutrido constantemente. Quando existe um relacionamento natural entre essas partes, você pode ter ao menos a certeza de que o número de clientes insatisfeitos será muito menor.

O seu cliente verá sua clínica não apenas como um lugar do qual realiza consultas e exames e sim como um ambiente aconchegante de conexão e tranquilidade.

É nesse ponto que entra a Gestão de clientes. Ela assumiu um papel decisivo para o sucesso das estratégias de negócios.

O relacionamento com o cliente é algo que deve ser, sempre, prioridade dentro de qualquer clínica, ou empresa.

Investir em uma boa gestão de clientes, focada no relacionamento, irá trazer muitos benefícios para a empresa.

Gestar de clientes é controlar a perda e rotatividade dos mesmos na sua empresa com o objetivo de aumentar o faturamento, fidelizar e ainda melhorar o relacionamento com o consumidor.

A competitividade no mercado cresce cada vez mais e ter um diferencial é de suma importância para melhorar as vendas, com foco no cliente, que quer cada vez mais ser o mais “único” possível.

Não prezar pelo bom relacionamento com os clientes, soa arrogante e prejudica significativamente as relações com o consumidor que, atualmente, já está ciente de que existem no mercado muitas outras opções.

A estratégia é usar um conjunto de práticas destinadas a melhorar a relação com os clientes, compreendê-los e oferecer soluções personalizadas. Mais do que isso, é coloca-los no centro da organização. O foco está nele e em como a empresa pode fazer para atendê-lo da melhor maneira. 

Como colocar em prática a gestão de cliente

Organizar as informações de cada um, é o primeiro passo. Ao analisarmos cada um individualmente e interagir com ele, nos dará a chance de saber quais são suas maiores dificuldades ao procurar um atendimento médico.

O atendimento faz a total diferença na hora de lidar com sua clientela. Construa um relacionamento de confiança e empatia que na sua área faz uma “enorme” diferença para o paciente.

Ele precisa acreditar, confiar e saber que pode contar com você a qualquer momento, para resolver dificuldade que surja na hora.

A pessoalidade e a humanização são de fundamental importância nesse momento.

Quando a gestão de clientes é feita com assertividade e eficácia, todos ganham. Os resultados obtidos pela empresa são satisfatórios e os clientes permanecem fidelizados, porque gostam do relacionamento que possuem com a sua clínica e isso gera aumento de receita, ofertas de serviços mais assertivas, atendimentos mais ágeis e fidelização do cliente.

Invista no pós-venda

O público é a razão da existência da sua empresa. Por esse motivo, ele necessita de cuidados depois de tomar serviços de você. Negligenciar o pós-venda é um equívoco clássico que se deve evitar ao máximo para seguir competitivo no mercado.

Surpreenda e busque maneiras de manter o contato com os seus consumidores mesmo após uma simples consulta médica. Descubra o nível de satisfação sobre os serviços que foram prestados por sua empresa. Essa informação pode ser conseguida por meio de uma pesquisa de satisfação.Ele com certeza precisará retornar nem que seja para uma simples consulta de rotina, e com certeza vai lembrar de como foi bem atendido.

O cliente é a fonte de receita da sua empresa e a razão pela qual ela existe.

Newsletter

O e-mail é outra forma de criar uma relação personalizada com o público. Ao contrário do SMS, essa modalidade pode fornecer informações mais completas para gerar engajamento.

Entre as melhores opções para criar um fluxo de e-mails, estão:

  • anúncio do lançamento de produtos ou serviços;
  • oferta de promoções;
  • mensagens de boas-vindas e de cárater transacional (confirmação de pagamento).

 

Canais de autoatendimento

Oferecer uma boa variedade de canais de autoatendimento é crucial pra simplificar e agilizar problemas, especialmente os de menor gravidade como responder às dúvidas dos clientes sem precisar transferir o contato pra um atendente humano ou outras questões.

 

Além de uma boa gestão da sua carteira de clientes, aumente o nível de organização de sua empresa e procure sempre estar a par de todas as novidades que rondam a sua área de atuação.

Faça sua clínica aumentar em número de clientes fidelizados.

 

 

 

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